Investir em ETFs com taxa de administração mais barata nos Estados Unidos

Conheça os ETFs preferidos dos brasileiros e veja como investir nos Estados Unidos pagando taxa de administração menor para alguns dos ETFs mais negociados no Brasil.
Wall Street 3

Tá todo mundo falando em ETF, né? Tem muita gente que começou a investir em ETFs. Tem muita gente também indicando ETFs. Tem também gente tentando explicar o que é ETF, mas de um jeito complicado. E tem, inclusive, gente falando coisa errada sobre ETFs. Temos encontrado artigos (que estão até em destaque no Google) com tabelas e informações erradas. Há rankings estruturados sem critérios e com erros de dados.

Mas estamos aqui pra facilitar isso e trazer informações checadas, embasadas e revisadas para você.

E mais: fizemos uma análise sobre a taxa de administração dos 10 ETFs mais negociados em março de 2022 no Brasil. E descobrimos que 4 deles têm taxas de administração menores se você investir neles direto nos EUA.

Aí podem surgir dúvidas sobre investir nos Estados Unidos - por exemplo, se precisa abrir conta lá ou como declarar no Imposto de Renda. Mas podemos até chamar essas dúvidas de mitos - que temos que esclarecer de uma vez por todas: não é necessário abrir conta nos EUA e não é preciso declarar ganhos de capital com ativos nos Estados Unidos (a não ser que você seja dono de um negócio lá, aí precisa declarar).

Se você investe em ações ou ETFs nos EUA, só precisa declarar os dividendos - mas nem todos os ativos pagam dividendos, e você vai saber quando eles pagarem. Entenda mais neste artigo especial sobre dividendos.

ETFs podem pagar dividendos? No mercado americano, sim! Conheça 5 ETFs com os maiores dividend yields.

Antes de conhecer os ETFs mais negociados no Brasil e como acessá-los nos Estados Unidos, vamos a algumas explicações básicas caso você ainda não saiba o que é ETF. (Se a explicação não estiver boa, corre para o app e reclama no feed! :) Queremos explicar até ficar totalmente claro pra você!)

O que significa investir em ETF?

Os ETFs têm sido cada vez mais buscados por quem investe em bolsa de valores. Um dos motivos é o fato de proporcionarem diversificação à carteira. Isso porque os ETFs são fundos de índice, ou seja, são fundos que replicam índices de mercado - como o S&P 500, índice que reúne as 500 maiores empresas com ações negociadas nas bolsas americanas.

Pra entender melhor: quando se diz que um ETF replica um índice, significa que, ao comprar esse ETF, você está investindo nas ações que compõem aquele índice. Portanto, se você investir em um ETF que replica o S&P 500, você estará investindo nas 500 empresas que têm as ações mais negociadas nos Estados Unidos.

Saiba mais: O que é ETF?

ETFs alavancados: um trampolim para ganhos maiores - e também para possíveis perdas

Conheça os melhores ETFs - e também os piores ETFs

Os ETFs mais negociados no Brasil

Todo mês, a B3 (Bolsa de Valores do Brasil) divulga um relatório sobre os investimentos em ETFs no país.

O balanço é bem completo e traz diversos rankings. Dentre eles, tem o que mostra os ETFs mais negociados na B3.

Com base no ranking mais recente, de março de 2022, a Sproutfi aprofundou a análise. Estudamos as informações de cada um e encontramos quatro ETFs com taxa de administração mais baratas nos Estados Unidos do que no Brasil. São eles:

Entendendo a tabela:

índice, como explicamos no início do texto, é o índice de referência no qual o ETF se baseia. A exposição significa onde o ETF é negociado. O código do ETF  (em inglês, se chama “ticker”) é a identificação dele no mercado de ações. No Brasil, o número 11 nos códigos indica que o ativo é um BDR, ou seja, é um recibo de ativos estrangeiros negociados na bolsa brasileira.

Colocamos a comparação das taxas de administração de cada ETF no Brasil e nos EUA, que você paga ao comprar esses ETFs. Se quiser comprar um desses ETFs ao investir nos Estados Unidos, você paga taxa menor.

Por que investir em ETFs nos EUA?

Especialistas indicam alguns motivos para investir em ETFs, como diversificação da carteira. Além disso, investir em ETFs nos Estados Unidos é uma das formas indicadas para ajudar a proteger a carteira da vulnerabilidade do mercado nacional. Ter ativos dolarizados em um momento de turbulências econômicas e instabilidades politicas é prática de investidores experientes.  

Mas para ter ações ou ETFs em dólar, você não precisa mais abrir conta nos EUA. E também não precisa investir em BDR. Dá pra investir nos Estados Unidos diretamente nas bolsas americanas, de um jeito simples e seguro, como no app da Sproutfi.

Saiba mais: É melhor comprar BDR ou investir diretamente nos EUA? Ao contrário do que muita gente pode estar pensando, não é através de BDR.