Conheça os principais temas de investimento do app Sproutfi

Existem várias divisões e temas no mundo dos investimentos. Veja o que vem por aí na Sproutfi.

Neste artigo:
- setores de atuação das empresas;
- as novas áreas de atuação dentro da app Sproutfi;

O investidor que faz parte da comunidade Sproutfi certamente já percebeu que é possível conhecer diversas empresas por meio do setor em que atuam. Não é preciso conhecer um determinado ativo – basta definir em qual ramo de atuação está a companhia que receberá o aporte.

Atualmente, no app Sproutfi, os ativos são organizados nos seguintes setores:

  • Imobiliário (onde estão os REITs – semelhantes aos Fundos Imobiliários disponíveis na B3, a bolsa de valores brasileira);
  • Petróleo e Combustíveis;
  • Consumo Cíclico (produtos que são desejados, porém, não essenciais, como carros de luxo e eletrônicos);
  • Consumo Não Cíclico (aqui estão produtos dos ramos alimentícios, roupas, higiene, entre outros);
  • Bens Industriais;
  • Financeiro;
  • Materiais Básicos (produtos como plástico e papel são o foco de atuação das empresas desse setor);
  • Tecnologia;
  • Comunicações;
  • Utilidade Pública (empresas que atuam na área de energia elétrica, gás natural, água, entre outros);
  • Saúde.

As principais áreas de investimento dentro da Sproutfi

Em breve, a comunidade Sproutfi vai conhecer uma nova divisão dentro do app. Os ativos serão organizados em temas de investimento.

Top 20 ETFs

ETFs são uma das formas mais populares de investimento. Afinal, por meio de um único ativo, é possível replicar o desempenho de índices como o Nasdaq 100 – é o caso de ETFs populares como $QQQ e $QQQM –, acompanhar a flutuação de valores do Bitcoin sem possuir a criptomoeda, por meio de ETFs de Bitcoin, investir em ETFs de Petróleo e Gás Natural, entre outros.

Feito no Brasil

Por mais que existam empresas brasileiras com capital aberto diretamente no mercado norte-americano, caso, por exemplo, do Nubank ($NU), é seguro dizer que a representatividade do Brasil na NYSE e na Nasdaq é pequena. Mas, por meio da divisão "Feito no Brasil", o investidor da Sproutfi terá acesso a três tipos de ações que atuam no Brasil.

A primeira vai listar ETFs com foco no mercado brasileiro; a segunda, as cinco maiores empresas brasileiras listadas na Nasdaq e na NYSE. Por fim, a terceira subdivisão terá companhias que são enquadradas como ADRs (sigla para American Depositary Receipts), algo como recibos de companhias brasileiras negociados nos Estados Unidos.

Metais preciosos

A ideia dessa divisão é listar ETFs que atuam no segmento de metais preciosos, como o ouro. 

ETFs de renda fixa

Estarão listados aqui ETFs que atuam no segmento de renda fixa. É uma forma de investimento em que o investidor passa a ter títulos de dívida de estabelecimentos como bancos e governos. 

Corrida espacial

O ramo aeroespacial é grande nos Estados Unidos. Portanto, é natural que existam empresas que atuem nesse segmento. Nessa divisão estarão empresas que exploram ou pretendem explorar o espaço. ETFs e ações serão disponibilizadas.

Cannabis

Cannabis medicinal pode ser algo polêmico ou tabu no Brasil. Mas, no mercado norte-americano, a situação é diferente. Há diversos ETFs e ações listados nessa categoria.

Dividend Aristocrats

Os "dividendos aristocratas" são um termo pelo qual empresas que pagam dividendos de forma constante e crescente são conhecidas. Vale lembrar que o S&P 500 Dividend Aristocrats mede o desempenho de empresas que fazem parte do índice S&P 500 e que pagaram dividendos maiores ano a ano nos últimos 25 anos seguidos. Essas companhias estarão listadas aqui.

Energia renovável

Energia renovável está em alta no planeta Terra. Portanto, empresas que estão neste segmento tendem a ter uma grande procura. Ações e ETFs deste setor, que engloba companhias de energia solar, eólica e hidroelétrica, estarão listadas. 

Elas lideram

A Magazine Luiza é uma das empresas mais conhecidas do Brasil. Muito por conta de Luiza Helena Trajano, principal liderança da companhia. A exemplo dela, diversas mulheres fazem a diferença para empresas americanas. E essas empresa serão listadas aqui.

Gigantes da tecnologia

A lista de companhias do setor de tecnologia é grande na bolsa americana. Gigantes como Apple ($AAPL), Meta ($META), Amazon ($AMZN), Microsoft ($MSFT) e Netflix ($NFLX) estarão nesta lista.

Cripto

O universo das criptomoedas é promissor. Aqui estarão ligados ativos e ETFs que atuam neste ramo.

-

Disclaimer: importante lembrar que em qualquer investimento denominado em moeda estrangeira, as mudanças nas taxas de câmbio podem ter um efeito adverso no valor, no preço ou na receita de dividendos desse investimento. Mesmo que a diversificação possa ajudar a diluir o risco, ela não garante lucros ou proteção contra perdas. Há sempre a possibilidade de perder dinheiro quando você investe em qualquer produto financeiro. Por isso, considere cuidadosamente seus objetivos e riscos antes de optar por qualquer investimento.