“Aristocratas” dos dividendos: os 5 melhores e os 5 piores de abril do S&P 500 Dividend Aristocrats

Compilamos as ações com os maiores retornos, e também os piores, dentre as empresas do SPDAUDP.

Investidores estão sempre de olho em empresas boas pagadoras de dividendos.

Mas, como sempre destacamos aqui na Sproutfi, esse não é o único critério a se observar na hora de escolher boas ações para compor a carteira. É preciso olhar a saúde financeira da empresa como um todo.

Além dos dividendos, outro ponto importante é o desempenho das ações da empresa. Sabemos que rentabilidade passada não garante retornos futuros. Mas é importante acompanhar, dentre outros critérios, como as ações da empresa vêm se comportando.

  • Ou seja, é preciso analisar, por exemplo, se os resultados são ou não consistentes, ou se são muito voláteis (sobem e descem o tempo todo).

Neste artigo, separamos pra você as ações com os maiores e os piores retornos no mês de abril dentre as companhias que compõem o S&P 500 Dividend Aristocrats ($SPDAUDP), um dos principais índices de boas pagadoras de dividendos.

O SPDAUDP é considerado a “nobreza” desse tipo de ação porque seleciona não só as que pagam bons proventos, mas também as ações que pagam dividendos de forma consistente.

Para estar no S&P 500 Dividend Aristocrats, a empresa precisa:

Atualmente, 66 empresas compõem o índice S&P 500 Dividend Aristocrats.

A Sproutfi fez um levantamento exclusivo com as 5 empresas do índice SPDAUDP que tiveram o melhor retorno no mês de abril – ou seja, a maior valorização das ações – e as 5 companhias com o pior desempenho. 

Nossa pesquisa usa como base dados da plataforma Buy Inside e do Google Finance. Também listamos abaixo o dividend yield referente ao dia 02 de maio, com dados do Yahoo Finance.

O QUE É DIVIDEND YIELD?
Dividend yield é a relação entre os dividendos pagos pela empresa e o valor da ação da companhia.

Os 5 melhores Dividend Aristocrats

1. Kimberly-Clark ($KMB)

Retorno em abril: 12,72%
Dividend yield: 3,42%

A Kimberly-Clark é uma empresa multinacional americana de cuidados pessoais. Produz principalmente itens básicos feitos de papel, como papel higiênico, fraldas e absorventes.

2. Sherwin-Williams ($SHW)

Retorno em abril: 10,15%
Dividend yield: 0,84%

A Sherwin-Williams é uma empresa do segmento de produtos para construção, com foco na produção, distribuição e venda de tintas, coberturas e materiais para pintura.

3. Target ($TGT)

Retorno em abril: 7,74% 
Dividend yield: 1,57%

A Target é a segunda maior rede de varejo dos Estados Unidos, perdendo apenas para o Walmart. Vende alimentos, artigos domésticos, roupas, eletrônicos, entre outros. 

4. P&G ($PG)

Retorno em abril: 5,07%
Dividend yield: 2,30%

A Procter & Gamble (mais conhecida como P&G) é uma multinacional americana de bens de consumo, com foco em produtos de higiene e de cuidado pessoal.

5. Sysco ($SYY)

Retorno em abril: 4,69%
Dividend yield: 2,21%

A Sysco é a líder global na venda, marketing e distribuição de produtos alimentícios e utensílios para restaurantes, instituições de saúde e educação.

Os 5 piores Dividend Aristocrats

1. West Pharmaceutical Service ($WST)

Retorno em abril: -23,29%
Dividend yield: 0,23%

A West Pharmaceutical Services, Inc. é uma empresa da área da saúde que fabrica embalagens farmacêuticas, com foco em injetáveis.

2. T. Rowe Price ($TROW)

Retorno em abril: -18,62%
Dividend yield: 3,83%

A T. Rowe Price é uma gestora de investimentos com cerca de US$ 1,55 trilhão sob gestão, com uma ampla gama de fundos e prestação de serviços de consultoria financeira a pessoas físicas e empresas.

3. NextEra Energy ($NEE)

Retorno em abril: -16,16%
Dividend yield: 2,26%

A NextEra Energy é uma empresa americana de energia – a maior holding de energia elétrica em valor de mercado.

4. Dover Corp ($DOV)

Retorno em abril: 15,04%
Dividend yield: 1,49%

A Dover Corporation é uma empresa que fabrica produtos industriais, além de software, soluções digitais e serviços de suporte.

5. Brown & Brown ($BRO)

Retorno em abril: -14,24%
Dividend yield: 0,68%

A Brown & Brown é uma empresa americana de seguros, a quinta maior dos Estados Unidos.

-

DISCLAIMER: importante lembrar que em qualquer investimento denominado em moeda estrangeira, as mudanças nas taxas de câmbio podem ter um efeito adverso no valor, no preço ou na receita de dividendos desse investimento. Mesmo que a diversificação possa ajudar a diluir o risco, ela não garante lucros ou proteção contra perdas. Há sempre a possibilidade de perder dinheiro quando você investe em qualquer produto financeiro. Por isso, considere cuidadosamente seus objetivos e riscos antes de optar por qualquer investimento.