REITs ESG: como investir no mercado imobiliário americano de forma sustentável

Conheça os REITs de infraestrutura sustentável, que vêm ganhando espaço no mercado de investimentos, pelo alinhamento com ESG.
REITs & Real Estate 2

Já falamos aqui na Sproutfi sobre os REITs, que são os “fundos imobiliários” americanos. Também falamos sobre investimentos com foco em práticas de sustentabilidade ambiental, impacto social e governança, conhecidos pela sigla ESG – Environmental, Social e Governance.

Agora você vai saber como REITs e ESG se juntam!

REITs ESG

Os REITs ESG são uma forma de Investir no mercado imobiliário americano e, ao mesmo tempo, em boas práticas ambientais, sociais e corporativas.

São também chamados de REITs "verdes", porque estão atrelados a ativos balizados por sustentabilidade. Outra forma de nomeá-los é "REITs de infraestrutura sustentável".

Antes de conhecer alguns deles, vale frisar que mesmo os REITs tradicionais vêm adotando práticas sustentáveis – já que esses valores têm sido cada vez mais procurados e valorizados pelos investidores.

Estudo da Associação Nareit (National Association of Real Estate Investment Trusts) aponta que as empresas têm caminhado na direção de ESG. A pesquisa foi realizada com os 100 maiores REITs do mercado, de acordo com a capitalização no mercado de ações. E destaca o aumento no número de REITs que publicam informações sobre a pegada ambiental que geram nos seus negócios.

Em 2020, 66 dos REITs analisados divulgaram dados em relação a suas emissões de carbono. Em 2017, foram só 38. O gráfico abaixo - que consta no relatório da pesquisa - mostra essa evolução na publicação de informações, também identificada nas áreas de uso de energia, uso de água e manejo de resíduos:

Fonte: Nareit

Ao mesmo tempo, há REITs que já nasceram com o DNA voltado à sustentabilidade. Conheça abaixo dois deles:

Hannon Armstrong ($HASI)

Esse REIT de infraestrutura sustentável é uma empresa que figura entre as líderes no financiamento de projetos de energia limpa.

Um dos focos da companhia é o financiamento de projetos que reduzem as emissões de carbono, como a instalação de equipamentos de climatização sustentáveis e a geração de energia limpa, como parques solares e eólicos.

Além de ganhos para o meio ambiente, o retorno financeiro também é notório. De 2017 a 2021, as ações da Hannon Armstrong tiveram uma valorização de 256,2%, segundo dados da Bloomberg – acima do retorno de S&P 500 no período (133,3%), do índice FTSE NAREIT All Equity REIT, que é um termômetro do mercado de REITs (79,85%), e também do ETF Global X Renewable Energy Producers, de energia limpa (71,9%).

Fonte: Hannon Armstrong, com dados da Bloomberg

A empresa tem valor de mercado de US$ 3,96 bilhões e dividend yield de 3,18% nos últimos 12 meses.

Falando em dividend yeld, já sabia que REITs pagam dividendos? Confere este outro artigo com uma explicação rápida e simples. E aliás, os dividendos desse REIT cresceram em todos os anos, com exceção de um, desde o IPO da empresa, em 2013.

Innovative Industrial Properties ($IIPR)

Esse REIT atua numa área que vem se expandindo e chamando a atenção no mundo dos investimentos: a indústria de cannabis. A estratégia da empresa é vender ou arrendar propriedades para o cultivo de maconha. Contamos tudo sobre os REITs de cannabis neste artigo aqui.

Voltado ao IIPR: esse REIT viu seu portfólio de propriedades ir de zero - à época de seu IPO, em 2016 - para 105 hoje. O pagamento de dividendos aos investidores também cresceu de forma significativa – e hoje o dividend yield está em 3,33%. A empresa tem valor de mercado de US$ 5,2 bilhões.