ETF de impressão 3D

Se tem ETF de tudo, claro que teria ETF de fabricantes de impressoras 3D e componentes, e de softwares pra essa tecnologia - que revoluciona cada vez mais.
Laser printer

Já faz tempo que a gente ouve falar de impressão 3D. Quem mergulhou nesse mercado ao longo dos anos está imprimindo órgãos humanos e casas

No portal 3D Printing Industry, as notícias são animadoras, com altos volumes de investimento e projetos em andamento. E evoluindo.

Inclusive, pra quem quer trabalhar no setor, o site mostra vagas em aberto, com uma diversidade que vai de engenheiros aeroespaciais a profissionais de Odontologia - o que dá a dimensão da capilaridade da impressão 3D.

Mas já falamos em outro artigo sobre alguns dos avanços da indústria de impressão 3D. Já este artigo aqui é pra você mergulhar nos investimentos em impressão 3D.

Existem centenas empresas em nível global que trabalham com 3D printers (impressoras 3D), seja fabricando hardware (a impressora em si ou componentes), seja desenvolvendo softwares para essa indústria.

Mas pode ter um jeito mais fácil de investir em várias delas ao mesmo tempo (pra quem já está familiarizado com o mundo dos investimentos, fica óbvio que estamos falando em ETF. Se você não sabe o que é ETF, corre aqui que temos um conteúdo pra você entender de um jeito simples).

ETF 3D Printing ($PRNT)

PRNT É o primeiro e único ETF focado na indústria de impressão 3D. Reúne cerca de 50 empresas de diferentes países e regiões. A maioria é dos Estados Unidos, outras estão na Europa, e em Taiwan. A atualização do portfólio é trimestral. 

Segundo o portal ETF Investe, as companhias que compõem o ETF 3D Printing estão distribuídas nos setores abaixo, com os respectivos pesos (dados de 15/jan/2021):

- Software & Serviços em TI: 30,91% - Maquinaria, Equipamento & Componentes: 29,8% - Computadores, Telemóveis & Eletrônica: 10,62% - Equipamentos de Saúde: 7,9% - Equipamentos Eletrônicos: 7,1% - Conglomerados Industriais: 1,97% - Metais & Minérios: 1,94% - Aeroespacial & Defesa: 1,8% - Serviços Comerciais e Profissionais: 1.07% - Semicondutores & Equipamentos: 1%

Veja abaixo um levantamento feito pela SproutFi sobre a participação da impressão 3D no negócio das 15 principais empresas que compõe o ETF 3D Printing - se é produto ou serviço principal, ou secundário do core business.