Entenda o que são hedge funds

Dá pra conhecer de um jeito simples esse tipo de fundo que, em geral, facilita a vida dos investidores. E indica boas movimentações de mercado.
Wall Street

O que é um hedge fund

Em português, hedge fund significa fundo de cobertura. Mas é mais comum chamar de fundo multimercado. 

É um tipo de fundo de investimento com a missão de atingir a maior rentabilidade possível para os acionistas. 

"O que os fundos de hedge se propuseram a fazer, pelo menos em teoria, se não totalmente na prática, foi fornecer uma opção de investimento não correlacionada - ou correlacionada em menor grau - com o mercado mais amplo. São fundos que focam na estratégia de ações long-short, ou seja, compra de uma ação em um setor, venda de outra no mesmo setor”, explica a CFO da Sproutfi, Karen Teuwen, CFA. 

"O termo hedge é usado para classificar fundos que historicamente focam numa espécie de cobertura de risco, comprando e vendendo ativos simultaneamente”, complementa James Cherry, diretor de conteúdo da Sproutfi. 

Quem opera fundos de hedge?

Os hedge funds são administrados por especialistas altamente qualificados. Currículos que têm, no mínimo, carimbos da famosa Harvard ou no MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachussets, berço de grandes personalidades, empresas e inovações.

Uma festa privada e, às vezes, até secreta. Em geral, com bastante motivo pra comemorar pra quem tá lá dentro. Foto: Karina Iago / Unsplash

Mas não apenas trabalhar em um fundo multimercado é algo para poucos. Investir neles também. A aplicação mínima tem um valor alto, na casa de milhão de reais - coisa para os chamados investidores qualificados. 

Hedge funds também tem a característica de serem como uma festa privada: só aceita convidados. E pode ser uma festa secreta: há hedge funds não registrados ou não regulados.

Como funciona um hedge fund

Os investidores de um hedge fund são como sócios de um clube: pagam uma mensalidade para que uma equipe administre o local e guarde bem o que cada sócio deixa lá dentro. No caso dos fundos multimercado, a administração e a proteção são para os investimentos que os acionistas deixam no fundo. 

E as dinâmicas para garantir clientes satisfeitos são bem agressivas. Muitas vezes, especulativas. 

Não estamos falando em hedge funds para você trabalhar ou investir com um fundo desse tipo. Mas, sim, para você observar o movimento que eles fazem quando você quiser movimentar a sua carteira. 

O mercado de investimentos de pessoa física tem isso como prática: se um hedge fund está comprando determinada ação, é porque pode valer muito a pena. E aí, investidores como você copiam o movimento, já que veem como confiável seguir as principais cabeças do mercado financeiro. 

Investimentos recentes de grandes hedge funds

Conheça algumas empresas que têm sido alvo dos fundos multimercados, segundo levantamentos de especialistas norte americanos que garimpamos pra você: 

• Berkshire Hathaway Inc. ($BRK.B)

• Taiwan Semiconductor Mfg. Co. Ltd. ($TSM)

• Alibaba Group Holding Limited ($BABA)

• Visa Inc ($V)

• NVIDIA Corporation ($NVDA)

• JPMorgan Chase & Co. ($JPM)

• Johnson & Johnson ($JNJ)

• Walmart Inc. ($WMT)