Reddit: Tudo o que ele é e o que é capaz de fazer

Que as redes sociais têm força, isso é sabido. Mas força para mexer com as placas tectônicas do mercado de ações? Também. O Reddit, plataforma que consegue fazer isso muito bem, deve fazer seu IPO. Ou seja, abrir a venda de suas ações.
Reddit

O que é o Reddit?

O Reddit é uma rede de comunidades online, chamadas de subReddits, que existe há 16 anos. Tem dezenas de milhões de membros. 

Lá, “as pessoas podem mergulhar nos seus interesses, hobbies e paixões” - como define a própria plataforma. 

É um ambiente conhecido pela independência, já que nasceu com o intuito de ser um espaço aberto. Além disso, os usuários não precisam se identificar. 

O que não significa que a rede tenha um caráter duvidoso. Ela inclusive é conhecida pelo comportamento dos usuários de desmascarar fake news e jogar verdades para o mundo ver. 

E de lutar pelo que consideram justo, como aconteceu no movimento que atribulou o mercado financeiro no início do ano. 

O que houve?

A GameStop ($GME), grande rede americana de lojas de videogame, vinha registrando maus resultados de vendas nos últimos anos. 

Isso impactou, claro, nas ações, que desvalorizaram muito. E passaram a ser operadas em short, quando os investidores apostam na queda ainda maior dessas ações. 

É uma operação de “aluguel” de ações: o investidor aluga a ação, que vai para a mão do “locatário”. Esse locatário a vende e aguarda pela desvalorização dela. Quando o preço dela cai, ele compra de volta, ganhando dinheiro nessa diferença. (Ele precisa comprar de volta porque foi alugada, certo? Precisa devolver ao “dono”. Só alugou por um tempo para, digamos, “tirar uma graninha”).

Só que os usuários do WallStreetBets, uma comunidade do Reddit (também chamada de subReddit), não gostaram de saber que as ações da loja amada estavam à mercê desse processo. E aí com toda a força de uma mobilização de milhares de pessoas online, promoveram um short squeeze. 

O que é short squeeze?

Squeeze significa “espremer” em inglês. 

Então, o short squeeze, numa tradução livre, pode ser definido como um movimento orquestrado para "espremer as operações de short” e provocar a supervalorização rápida de ações de uma determinada empresa. 

É considerado um procedimento especulativo, que é organizado para que aconteça. 

Como funciona short squeeze?

Essa “espremida" se dá pela compra em um volume enorme de ações de uma empresa. Isso para que as ações valorizem. Afinal, quanto mais gente comprando, mais escassas elas ficam. Com isso, aumentam de preço - porque o que é escasso custa mais, certo? 

Com o aumento vertiginoso, os donos das ações da GameStop começaram a pedi-las de volta para os investidores que as tinham "alugado". E aí quem as alugou - para tirar aquela graninha comprando-as por menos - teve que comprá-las de volta às pressas, já bem mais caras. Ou compraram mesmo não tendo que devolvê-las, mas para evitar prejuízos ainda maiores. 

Foi uma manobra gigantesca que elevou as ações da GameStop de US$ 19,26, em dezembro de 2020, para US$ 380, no fim de janeiro de 2021. 

O resultado, claro, é temporário. Mas funcionou ao menos para gerar um furdunço mundial. E para cunhar o termo meme stock.

Meme stock

Tem meme pra tudo. Até pra ações. 

Meme são conteúdos (piadas, frases, imagens, expressões) que viralizam e incorporamos no nosso vocabulário cotidiano. 

Meme stocks são, numa tradução livre, meme de ações. Ou seja, são ações na bolsa de valores que acabam tendo o mesmo desempenho de um meme de internet: viralizam e todo mundo adere. Nesse caso, compra. Portanto, as ações da GameStop viraram meme stocks. Graças ao Reddit. 

Outros casos de meme stocks que também fizeram história na bolsa americana

  • AMC Entertainment

    ($AMC) - maior rede de cinemas do mundo.

  • Clover Health Investments

    ($CLOV) - empresa norte-americana de seguro saúde. 

  • Skillz

    ($SKLZ) - plataforma de competições de games para celular

  • Tonix Pharmaceuticals

    ($TNXP) - empresa farmacêutica de Nova York que trabalha com medicamentos para doenças do sistema nervoso central e, no ano passado, participou da corrida pela vacina contra a Covid-19. 

Mas o que isso tem a ver com o IPO da Reddit? 

Deu pra entender a força que uma rede independente tem. 

Agora, se o Reddit fizer IPO, ou seja, se disponibilizar suas ações na bolsa de valores, investidores diversos que as comprarem passam a ser também donos da plataforma. 

E o medo das comunidades é de que isso resulte no controle sobre os conteúdos e movimentos que ocorrem lá dentro. Inclusive o de meme stocks. De acordo com analistas, os usuários do WallStreetBets já miram ações de outras empresas para short squeeze…

Outro medo é de mais publicidade na plataforma, afinal, investidor quer lucro.

Página inicial do WallStreetBets. Só esse subReddit tem quase 11 milhões de usuários. Imagem: Reprodução

O que o Reddit diz sobre tudo isso? Por enquanto, nada.