5 ensinamentos de Charlie Munger que irão abrir sua mente de investidor

Conheça a história do bilionário de 98 anos e algumas das principais dicas dele para os investimentos
Charlie Munger

Um bom motivo para seguir os conselhos de Charlie Munger é a parceria de negócios de sucesso que ele fez com o guru dos investimentos, Warren Buffett, na Berkshire Hathaway. Certamente, Buffett escolheu Charlie a dedo - e dedo de ouro.

Outra razão para ouvir Munger é o patrimônio dele, avaliado em US$ 2,5 bilhões pela Revista Forbes (2022). Afinal, quem alcança uma marca dessa sabe como investir, né?

Mas talvez o mais interessante na história de Charlie Munger seja o aprendizado que ele extraiu de um erro que o persegue há décadas.

Uma história traumática na carteira de Charlie Munger

Hoje com 98 anos, Munger nasceu em 1º de janeiro de 1924, em Omaha, no estado americano de Nebraska - mesma cidade onde nasceu Warren Buffett (terra encantada?).

Entrou na Universidade de Michigan para estudar Matemática, mas largou os estudos para alistar-se no exército americano. Quando retomou os livros, concluiu o curso de Direito, na Universidade de Harvard.

A chavezinha para os negócios virou anos depois quando voltou a morar na cidade natal, onde conheceu o amigo Buffett, com quem construiria o maior império do mercado financeiro mundial.

Mas nem tudo é conto de fadas. Em 1977, Munger comprou 300 ações da empresa de energia Belridge. Em seguida, poderia comprar mais 1.500, mas abriu mão do negócio.

Dois anos depois, a Shell adquiriu a Belridge, numa operação que valorizou em cerca de 30 vezes o preço de ação. Um trauma para um megainvestidor que talvez terapeuta nenhum ajude a superar. Mas que virou um norte para Munger: aprender com os erros. Com o sucesso que ele teve depois disso, dá pra ver que funcionou.

Por isso, compilamos 5 ideias de Charlie Munger que mostram como funciona a mente de um grande magnata dos negócios, e que também ajudam a aprender a investir:

“O dinheiro de verdade não está na compra ou na venda, mas na espera!”

O recado é: comprar e esperar. Buy and hold, no termo em inglês. Essa é a principal dica de muitos analistas e investidores experientes, mesmo indo contra o primeiro impulso de um investidor ávido por resultados rápidos, ou barrando aquela sede por “comprar na baixa e vender na alta”.

Basicamente, Munger quer dizer que uma pessoa enriquece quando coloca o dinheiro para trabalhar por ela. E isso exige paciência.

Ou seja, o megainvestidor nos ensina que estratégias de investimento sólidas, que produzam resultado no longo prazo, tendem a ser mais lucrativas.

É sobre saber escolher boas empresas e acompanhar o seu desenvolvimento com o passar do tempo.

“Passe cada dia tentando ser um pouco mais sábio do que você era quando acordou.”

A ideia é simples: nunca deixe de aprender. Busque informações seguras sobre produtos de investimento, diversificação da carteira, diferentes formas e caminhos para investir.

Vá se familiarizando com os termos usados no mercado financeiro, pesquise sobre o que é verdade e o que é mito no mundo dos investimentos, e assim você vai se livrando de medos, e construindo um perfil mais sólido como investidor.

Não existe uma receita de sucesso, mas quanto mais conteúdo buscamos, e quanto mais trocamos experiências com quem já investe, melhor é o raciocínio na hora de fazer as escolhas ao investir.

“Muitas pessoas com QI alto são investidores terríveis porque têm temperamentos terríveis.”

Qual o tipo de aprendizado prova que você é inteligente no mundo dos negócios? Para Munger, você pode ter inteligência acima da média, mas de nada adianta se não tiver paciência, disciplina e controle emocional. Principalmente nas adversidades. 

“A simplicidade pode melhorar o desempenho. Se algo for muito difícil, recorremos a outro. O que pode ser mais fácil do que isso?”

Charlie Munger nos diz para focar no que é simples, minimizar os riscos e concentrar os investimentos em ativos conhecidos e resilientes. E para conseguir focar nesse sentido, é importante saber como investir, mas também por que investir. Ter consciência dos seus objetivos de vida, do que quer alcançar, das suas metas financeiras é o que permite avaliar qual seu apetite por risco e o horizonte de cada investimento. 

“Todo investimento inteligente é investimento em valor, adquirindo mais do que você está pagando. Você deve avaliar o negócio para avaliar a ação.”

Munger ensina que, ao decidir sobre a compra de uma ação, o investidor não pode só olhar para o preço. Precisa analisar a vantagem competitiva, a força da marca, e se o negócio tem potencial para escalar. Não é matemática simples, mas também não é difícil. Um caminho simples é buscar conteúdos sobre empresas e setores - seus desempenhos passados e as expectativas.