7 frases de Warren Buffett que podem te ajudar investir

Se você pretende investir, já deve ter ouvido falar dele. Se ainda não souber de quem se trata, é bom escutar o que Buffett tem a dizer.

"Regra número 1: nunca perca dinheiro. Regra número 2: não esqueça a regra número 1."

Primeira entrevista de Warren Buffett para uma emissora de tv, em 1985

Aos 91 anos, o bilionário é o quinto no ranking dos mais ricos do mundo da Bloomberg. A fortuna do dono Berkshire Hathaway Inc. está em US$ 116,7 bilhões.

Conhecido como “Oráculo de Omaha”, em referência à cidade do meio-oeste americano onde vive, Buffett se diz sortudo por poder fazer o que gosta, do jeito que quer e com as pessoas que escolheu.

Costuma dizer que não gosta de reuniões, não fica preso a atividades inúteis e nunca agenda um compromisso atrás do outro. Em uma das famosas cartas anuais aos acionistas da empresa que comanda junto com Charlie Munger, sintetiza a importância dessa seletividade.

“A diferença entre pessoas bem-sucedidas e pessoas realmente bem-sucedidas é que as realmente bem-sucedidas dizem não para quase tudo.”

Carta aos acionistas da Berkshire Hathaway ($BRK.A)

Muito antes de chegar ao negócio de bilhões, Buffett já trazia no sangue tino para investimentos. Começou a ganhar dinheiro, como tantos garotos, entregando jornal. Mas logo cedo ficou claro que não era como os meninos da mesma idade.

"Definir qual é o seu jogo, onde você terá vantagem, é extremamente importante."

Documentário "Como ser Warren Buffett" (HBO/2017)

Na primeira declaração de imposto de renda, aos 13 anos, alegou que o relógio e a bicicleta que usava para entregar jornais eram essenciais para seu trabalho. E conseguiu colocar no bolso US$ 35 de restituição pelo imposto retido.

Com o salário de jornaleiro, fez seu primeiro investimento, em máquinas de pinball. Do rendimento das máquinas, começou a fazer as suas economias.

"Se você está emotivo sobre o investimento, você não vai se sair bem. Você pode ter todos esses sentimentos sobre as ações, mas as ações não têm sentimentos sobre você."

Documentário "Como ser Warren Buffett" (HBO/2017)

Ex-aluno da Universidade do Nebraska, mestre em economia pela Escola de Negócios de Colúmbia, Buffett sempre frisa que o sucesso não é apenas uma questão de sorte, mas de preparo, aprofundamento e paciência.

O bilionário norte-americano ganhou sua fortuna focando principalmente em empresas com potencial de crescimento no longo prazo. Gosta de passar adiante a ideia de que esperar o tempo certo das coisas vale ouro.

"A maior coisa para ganhar dinheiro é o tempo. Você não precisa ser esperto, você tem que ser paciente."

Documentário "Como ser Warren Buffett" (HBO/2017)

Uma curiosidade: quando Warren Buffett conheceu Bill Gates, em um jantar que o fundador da Microsoft promoveu, o pai de Gates pediu a todos que dissessem o que tinha sido mais importante para ter sucesso ao longo da vida. A resposta de Bill Gates e Warren Buffett foi a mesma: foco.

"Foco sempre foi uma parte forte da minha personalidade. Quando eu fico interessado eu fico realmente interessado no assunto, eu quero ler sobre, falar sobre, conhecer pessoas que estão envolvidas no assunto."

Documentário "Como ser Warren Buffett" (HBO/2017)

Carregadas de experiência e sabedoria, as frases espirituosas do fundador da Berkshire Hathaway se consolidam não apenas como dicas para investir ou anedotas que divertem o mercado.

Algumas afirmações de Buffett são tidas, inclusive, como previsões, enquanto outras oferecem avaliações precisas - válidas como ensinamento para investidores iniciantes, mas também ajudando até os mais experientes a não caiar em armadilhas.

"Tenha medo quando os outros estão gananciosos e ganância quando os outros estão temerosos."

Carta aos acionistas da Berkshire Hathaway

Gostou das "profecias" de um dos maiores gurus do mercado financeiro global? Que outras frases de Warren Buffett precisam estar nessa lista? Mande pra gente aqui!