Wi-Fi 6


O valor da economia global do Wi-Fi é de US$ 3,3 trilhões. Em 4 anos, a previsão é chegar a US$ 4,9 trilhões. Os dados são da Wi-Fi Alliance, rede mundial de empresas pioneira no desenvolvimento da tecnologia sem fio (wireless, em inglês). A sigla Wi-Fi se refere a Wireless Fidelity, que, numa tradução livre para o português, significa fidelidade sem fios.
O que é Wi-fi 6
Wi-Fi 6 se refere à sexta geração da conexão sem fio, que deve possibilitar conexões até 10 vezes mais rápidas do que o padrão atual. Além de mais veloz, é uma conexão menos suscetível a interferências e mais segura, por trazer uma criptografia de dados mais consistente.
Mais do que velocidade, o Wi-Fi 6 permite conectar mais dispositivos em uma mesma rede sem que haja redução no tráfego de dados. Ou seja, não importa o quão lotado está o restaurante, pode confiar no Wi-Fi que seu post com a foto do prato vai carregar rapidinho, sempre.
O avanço possibilita, por exemplo, a eficiência de uma casa inteligente, com tudo automatizado, como luzes, cortinas, geladeira, som, enfim, o limite está ficando cada vez mais longe. E vai possibilitar uma estrutura de operação otimizada e mais robusta para
lugares com grande demanda por conectividade, como empresas, aeroportos e universidades.
Quando vamos usar o Wi-Fi 6
A tecnologia de sexta geração do Wi-Fi já está nos roteadores, celulares, computadores e outros aparelhos conectados que usamos.
Ela não é nova: foi anunciada em 2019 pela Wi-Fi Alliance.
Mas foi há pouco, em fevereiro de 2021 que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou os requisitos técnicos para o início da operação do Wi-Fi 6 no Brasil.
Há diversos fornecedores dessa tecnologia. Conheça 7 deles, que viraram alvo de investimentos, devido ao futuro promissor do mercado de Wi-Fi 6.
- DISCLAIMER: Importante lembrar que em qualquer investimento denominado em moeda estrangeira, as mudanças nas taxas de câmbio podem ter um efeito adverso no valor, no preço ou na receita de dividendos desse investimento. Mesmo que a diversificação possa ajudar a diluir o risco, ela não garante lucros ou proteção contra perdas. Há sempre a possibilidade de perder dinheiro quando você investe em qualquer produto financeiro. Por isso, considere cuidadosamente seus objetivos e riscos antes de optar por qualquer investimento.