Você sabia? Mercado Oxxo tem até banco no México
Neste artigo:
- Spin by Oxxo;
- Outras instituições que surgiram nos últimos anos na América Latina.
O morador de algumas cidades brasileiras como São Paulo deve ter percebido que, de 2020 em diante, surgiram inúmeras unidades do mercado Oxxo. A rede mexicana de varejo pertence à FEMSA ($FMX) – empresa que tem relações com a Coca-Cola ($KO), por meio da Coca-Cola FEMSA ($KOF) – e está crescendo de forma progressiva no Brasil.
No país, a Oxxo opera por meio do Grupo Nós, uma joint-venture entre a FEMSA e a brasileira Raízen. Em julho de 2022, só na capital paulista eram 76 unidades. Na América Latina, são mais de 19 mil lojas. Além de Brasil e México, existe Oxxo no Chile, Peru e Colômbia.
Mas o Oxxo – em português, se pronuncia "Ó-quis-so", de acordo com a própria marca – é apenas um dos braços estratégicos de negócio da FEMSA. O mercado, agora, tem até um banco. Trata-se do Spin by Oxxo. Lançado em março de 2021, chegou a mais de 4 milhões de usuários em menos de um ano.
E o Nubank?
O Nubank ($NU) é considerado um dos principais rivais do Spin by Oxxo quando o assunto são os chamados "Neobanks". Com capital aberto diretamente nos Estados Unidos, o Nubank também opera no México, além da Colômbia. São mais de 50 milhões de clientes no Brasil e mais de 1 milhão em terras mexicanas.
No entanto, o crescimento do Spin by Oxxo tem sido mais rápido do que o Nubank. De acordo com o Latinometrics, a fintech brasileira demorou muito mais tempo do que o Oxxo para atingir um mesmo patamar de clientes.
O site informa que o Spin by Oxxo levou três trimestres – nove meses, portanto – para atingir 3 milhões de usuários. Para o Nubank, o tempo necessário foi de 15 trimestres – pouco mais de três anos.
De acordo com a análise do Latinometrics, a rede mexicana tem duas grandes vantagens em relação ao Nubank: o grande número de lojas da Oxxo, que somam mais de 13 milhões de consumidores diários, e o fato de a Oxxo ser uma marca consolidada e conhecida no México. O Nubank, por outro lado, teve de construir a credibilidade e a marca praticamente do zero.
Além do Nubank
O Nubank pode ser o banco digital mais conhecido do Brasil, porém, está longe de ser o único representante do nicho no país. Nicho, aliás, que está em crescimento.
Estudo feito pela Akamai Technologies em 2022 mostrou que 70% dos entrevistados têm conta em bancos tradicionais e digitais. Em 2020, a marca era de 35%. Além disso, clientes que possuíam conta apenas em banco tradicional caíram de 57% em 2020 para 21% em 2022.
Entre os 15 bancos com mais clientes no Brasil, de acordo com o Banco Central, oito são digtais: Nubank, Original, Mercado Crédito, Ame Digital, PagBank, Inter, C6 Bank e Neon. Dados do quarto trimestre de 2022 mostram que o Nubank não só é o maior dos bancos digitais, com 69,08 milhões de clientes, como é a quinta instituição com mais correntistas.
Caixa Econômica (148,13 milhões), Bradesco (102,81 milhões), Itaú (97,71 milhões), Banco do Brasil (74,13 mi) são os maiores bancos em número de clientes no país, logo a frente do Nubank.
Entre os digitais, após o banco do cartão roxo, vêm Original (47,99 milhões de clientes), Mercado Crédito (43,10 mi), Ame Digital (31,10 mi), PagBank (27,72 mi), Inter (23,22 mi), C6 Bank (22,91 mi) e Neon (16,59 mi).
Além do Nubank, que tem capital aberto na NYSE, outro banco digital brasileiro tem capital aberto nos Estados Unidos: trata-se do Inter ($INTR), que está listado na Nasdaq.
*Este é um exemplo ilustrativo e não representa uma recomendação de investimento.