Risco não sistemático: entenda o que é e como isso funciona no mercado financeiro

Saiba como é o risco não sistemático, entenda a diferença para o risco sistemático, e veja como isso afeta seus investimentos.
Global Indices

Neste artigo:

- O que é risco não sistemático;

- Diferenças entre risco não sistemático e risco sistemático.


O mercado financeiro é um negócio de risco. Afinal, diversos fatores podem influenciar o cenário econômico e o que acontece em um determinado país pode afetar outros. Podemos dividir os fatores de risco nos investimentos em dois grandes grupos: o chamado risco sistemático (em inglês, conhecido como "systematic risk" ou, também, risco de mercado) e o risco não sistemático ("unsystematic risk"), também conhecido como risco específico.

No artigo de hoje, vamos falar especificamente sobre o risco não sistemático. Já abordamos risco sistemático na última semana. Portanto, se você quer se aprofundar mais sobre o risco sistemático, basta clicar aqui.

Confira o que é o risco não sistemático e como isso afeta seus investimentos.

Risco não sistemático: o que é isso?

O risco não sistemático é o fator de risco no mercado financeiro que não está atrelado a condições gerais de mercado, desastres naturais, entre outras causas que não há possibilidade previsão e controle. Assim, podemos dizer que o risco não sistemático é algo que afeta exclusivamente uma companhia, em específico, ou até mesmo um setor de investimento.

Por essa razão, o risco não sistemático é conhecido também como risco específico, risco diversificável ou risco residual.

Exemplos de risco não sistemático são as situações de dois bancos que ganharam o noticiário recentemente: o Credit Suisse ($CS) e o SVB Financial Group ($SIVB) – que controla o Silicon Valley Bank.

Nesse cenário, investidores que priorizam ações no setor bancário tendem a ter mais risco do que investidores que diversificam as alocações.

Diversificação, aliás, é a palavra-chave quando o assunto é risco não sistemático. Afinal, como o risco não sistemático é algo específico de um setor ou ramo específico. Portanto, ter uma carteira diversificada geralmente diminui, e muito, a possibilidade de perder dinheiro.

Risco sistemático: o que é e qual é a diferença para o risco não sistemático

O risco sistemático é uma condição que pode acontecer com o mercado sem que haja uma espécie de controle ou previsão. É um risco agregado geral que vem de coisas como desastres naturais, guerras, grandes mudanças nas políticas governamentais e outros eventos que não podem ser planejados ou evitados.

É diferente de uma situação que afeta apenas um setor específico do mercado – como uma seca afetando o setor elétrico ou algo que afete a área de telecomunicações, por exemplo.

O risco de mercado, como o próprio nome diz, engloba situações que fogem do controle e que podem afetar a situação em outras instituições e países.