Se você investe na WEG, precisa conhecer essas ações

A WEG é uma das empresas mais consolidadas do mercado brasileiro e possui operações em vários países. Se você se interessa pela WEG, conheça 3 empresas americanas que têm propostas semelhantes.
Energy

Uma gigante brasileira. A WEG fabrica equipamentos elétricos para o mundo inteiro, mas começou pequenininha no interior de Santa Catarina, em 1961. Três amigos - um eletricista, um mecânico e um administrador - resolveram juntar os talentos e montar uma fábrica de motores elétricos. Nascia a "Eletromotores Jaraguá", que depois mudou para WEG, referenciando as iniciais dos nomes dos fundadores.

Primeira sede da WEG, em Jaraguá do Sul, SC. Multinacional começou produzindo motores elétricos. Foto: Divulgação/WEG

Ao longo dos anos, a WEG foi expandindo a atuação e hoje fornece sistemas elétricos industriais completos. Conforme a própria empresa detalha, fabrica componentes eletroeletrônicos, produtos para automação industrial, transformadores de força e distribuição, tintas líquidas e em pó, e vernizes eletroisolantes. Desde 2012, a WEG também produz equipamentos para parques de geração de energia eólica.

Hoje, são mais de 460 produtos no portfólio da WEG. A maior parte das vendas (58%) são exportações. O restante (42%) fica no Brasil. 

A multinacional tem representações em 11 países, além do Brasil. Entre eles, estão China, Alemanha, África do Sul e Estados Unidos. Além disso, a empresa tem presença comercial em mais de 135 países.

Se você se interessa pelo setor de produção de equipamentos eletroeletrônicos industriais, no qual a WEG atua, saiba que existem, na bolsa americana, empresas similares à multinacional brasileira. 

Essas companhias podem ser uma boa opção para quem quer diversificar os investimentos, mas continuar investindo em um setor que já conhece. Aqui, listamos três que estão entre as mais conhecidas:

AMETEK ($AME)

A Ametek é uma empresa norte-americana especializada na produção de equipamentos eletroeletrônicos. Atua em diferentes mercados, como o aeroespacial, de defesa e de automação de processos industriais. 

Está listada na bolsa de valores de Nova York desde 1930. Atualmente, a Ametek faz parte do índice S&P 500, que acompanha o desempenho das ações das maiores empresas americanas.

As vendas anuais da Ametek somam, aproximadamente, U$$ 5,5 bilhões, sendo que cerca de 50% acontecem fora dos Estados Unidos.

A multinacional tem, ao todo, mais de 18 mil colaboradores, em 4 continentes: América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia.

A. O. Smith Corporation ($AOS)

A A. O. Smith Corporation nasceu nos Estados Unidos em 1874. Originalmente, a empresa só fazia a comercialização de peças de metal para carrinhos de bebê e bicicletas. Até que, em 1889, no início da revolução automobilística, a A. O. Smith Corporation passou também a fabricar esses produtos.

A partir do ano de 1921, a A. O. Smith Corporation começou a ampliar a atuação e passou a produzir componentes para a indústria petrolífera, motores elétricos e alguns outros produtos, como tubo de fibra de vidro.

No entanto, em 2011, a empresa vendeu a área de motores elétricos. Atualmente, a principal especialidade da A. O. Corporation é a fabricação de componentes para aquecimento e tratamento d'água.

A multinacional conta com representações em diversas regiões, além dos Estados Unidos, como China, índia, e países da Europa.

Em 2021, a A. O. Smith Corporation anunciou que vendeu US$ 3,5 bilhões - um recorde para a empresa. Já em 2022, a companhia espera que as vendas cresçam entre 16% a 18%.

Generac Holdings ($GNRC)

A Generac Holdings é uma fabricante de geradores para uso industrial, comercial e residencial. Foi fundada em 1959, com sede em Wisconsin, nos Estados Unidos, mas possui representações em outros países, incluindo o Brasil.

A empresa começou a negociar suas ações na bolsa de valores de Nova York (NYSE) em 2010. No seu IPO, a Generac Holdings levantou a quantia de U$$ 224 milhões. 

Atualmente, a companhia está na lista Fortune 1000, criada pela revista Fortune, que contempla as 1.000 maiores empresas dos Estados Unidos. 

A Generac Holdings está inserida em um mercado muito competitivo. Os principais concorrentes são LG Energy Solutions by LG Chen, e Enphase Energy. 

Contudo, a Generac Holdings possui algumas vantagens competitivas, sendo que a maior delas é a flexibilidade de fabricação de geradores.  

No terceiro trimestre de 2021, a empresa apresentou um aumento nas vendas de 34% em relação ao mesmo período do ano anterior. As vendas líquidas da Generac Holdings somaram U$$ 943 milhões.

Takeaway

Todas as empresas das quais falamos aqui - WEG, Ametek, A. O. Smith Corporation e Generac Holding - são consolidadas nos mercados em que atuam e têm apresentado um bom retorno aos seus investidores nos últimos anos. No entanto, é importante lembrar que retornos passados não são garantia de retorno futuro.

Além disso, essas quatro empresas também são pagadoras de dividendos. Isso significa que elas podem ser uma boa opção para quem investe pensando numa "renda extra", ou seja, para receber proventos vindos das ações.

Se você já investe na WEG por meio da bolsa de valores brasileira, vale a pena conhecer essas outras três empresas dos Estados Unidos que atuam nos mesmos mercados, com produtos semelhantes. Dessa forma, você pode diversificar ainda mais os seus investimentos.