O perigo dos meme stocks

Fed alerta sobre os riscos de investir com base em informações de redes sociais que operam com anonimato, como o Reddit. Nesse meio tempo, mais duas empresas norte-americanas, Bed Bath & Beyond e Avis Budget, entraram em short squeeze no mercado de ações.
Meme Stocks

Um movimento de massa, em geral, desperta um sinal amarelo. Ou ao menos, deveria. Por que está todo mundo consumindo ou defendendo algo? Por que um grupo imenso de pessoas está agindo ou pensando da mesma forma? Isso é sempre um sintoma de uma época ou um lugar. E é sempre importante olhar com critério e reflexão para esse tipo comportamento, para entendermos se faz sentido segui-lo - para o nosso bem e também do coletivo. Inclusive porque pode impactar as suas finanças, no caso de meme stocks.

Um meme no sentido de “piada virtual” pode ser considerado um movimento de massa, já que está todo mundo rindo e compartilhando determinada imagem ou texto, ou os dois juntos. Inclusive, o conteúdo dos memes diz muito sobre o momento e a região em que eles estão circulando.

Quando falamos em meme stocks, esse movimento de massa é relacionado a ações do mercado de capitais. Mais especificamente, à compra frenética de ações de determinada empresa. Em geral, são ações menos conhecidas, de empresas até então não muito atraentes para os investidores.

Essa compra em massa se dá de forma orquestrada por usuários de redes sociais, principalmente do Reddit (plataforma em que as pessoas trocam informações sobre inúmeros assuntos, e podem se manter no anonimato). Eles fazem isso com o objetivo de inflar o preço de uma ação - afinal, quanto maior a procura por algo, mas caro isso fica, né.

Por que uma ação vira meme stock?

Pense numa ação que está valendo pouco e que tende a cair, por inúmeras razões, entre elas, por resultados ruins nas vendas dessa empresa, por exemplo. Essas ações costumam virar alvo de operações em short, ou “venda a descoberto” em português. É quando um gestor de carteiras e fundos de investimento “aluga” essa ação de quem a detém e a vende, esperando o preço cair ainda mais. Quando ele cai, quem "alugou" compra a ação de volta. E assim tira um lucro na operação. Ou não, se usuários do Reddit resolverem dar uma forcinha para a empresa em questão. E, com isso, chacoalharem o mercado financeiro. É o chamado short squeeze. Mas antes de saber mais sobre ele, se você não sabe o que é Reddit, corre aqui.

Short squeeze, meme stocks e o alerta do Fed sobre os riscos

Quando muitas pessoas começam a comprar determinadas ações, o preço delas começa a subir, é matemático. E é um problema para quem está operando essas ações em short, ou seja, para quem está fazendo venda a descoberto delas, para lucrar quando ela cai, como explicamos acima. Quem fez esse “aluguel" da ação, vendeu e aguardava a baixa do preço para comprar de volta com lucro. Mas acaba se dando mal quando a ação tem uma alta repentina e abrupta.

Aí esses operadores de venda a descoberto se veem obrigados a recomprar as ações às pressas, com preço mais elevado, porque ele tende a subir ainda mais, já que a demanda está aumentando. Ou seja, quanto antes pegá-las de volta, melhor. Além disso, os "donos oficiais" das ações também podem requisitá-las de volta, já que está valorizada. E isso é mais um impulso para fomentar as vendas - e consequentemente o preço - dessas ações.

Esse movimento tem se tornado frequente através do Reddit e do Twitter. Usuários trocam informações sobre determinada empresa que está em desvalorização e, na visão deles, estaria sendo "vítima" dos operadores de short, que estão ali só esperando que ela desvalorize ainda mais. E resolvem interferir nesse preço de forma deliberada e sistemática. Para isso, começam a estimular a compra das ações da empresa. E aí se inicia o processo que explicamos acima, de aumento da demanda e short squeeze.

As ações que passam por isso são chamadas de meme stocks (ações meme, numa tradução livre), já que "meme", como vimos, define um movimento em massa nas redes, seja de compartilhamento de uma figurinha, seja de compra de ações a partir de conversas nas redes sociais.

Entre os episódios mais famosos de meme stocks, estão AMC Entertainment ($AMC) e GameStop ($GME). Entre os mais recentes, estão Bed Bath & Beyond ($BBBY) e Avis Budget ($CAR).

Gráfico do Federal Reserve que cruza o preço das ações da GameStop e menções sobre a GameStop no Twitter, no início de 2021. A empresa de jogos virou assunto nas redes sociais e as ações decolaram. Depois, voltaram ao preço baixo, também de forma brusca. Fonte: Fed Report

Fica claro que essa dinâmica é perigosa, para qualquer investidor. Seja uma pessoa que investe através de fundos, seja pessoa física, o chamado investidor de varejo (retail investors), todos precisam ficar de olho em ações que possam estar sob esse tipo de operação especulativa, para não cair no short squeeze.

Alerta do Fed

O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, no seu relatório semestral sobre estabilidade financeira, divulgado no início de novembro, fez um alerta sobre o perigo de seguir movimentos bruscos no preço de uma ação sem olhar para o que pode estar por trás deles.

Isso vale para quem não acompanha o Reddit e, de repente, se depara com o preço crescente de uma ação. Resolve comprá-la pensando ser um bom negócio. Mas depois pode perder dinheiro, como no gráfico acima. Isso porque foi um preço inflado, não um movimento consistente, embasado em previsões de mercado para aquela empresa ou em resultados positivos dela no trimestre, por exemplo. Essa volatilidade é a principal característica - e o principal risco - de uma ação que está em short squeeze.

A volatilidade é inerente ao mercado de ações. Mas ela vai ao extremo quando se trata desse tipo de operação. Por isso, a dica é sempre buscar informações sobre uma companhia antes de investir nela, em fontes confiáveis. Além disso, é fundamental analisar o cenário atual e o mercado em que ela atua, para tomar a melhor decisão de investimento.

Para quem acessa o Reddit e toma decisões de investimento com base no que vê lá, o alerta do Fed foi para informações velhas. O usuário encontra uma conversa na plataforma indicando uma boa negociação sobre algum ativo. Mas tudo pode mudar muito rápido no mercado financeiro e, por isso, é importante checar qualquer dica antes de investir o seu dinheiro.

O Fed declarou que a volatilidade do mercado de capitais aliada ao aumento no número de investidores que trocam dicas nas redes sociais e que investem em meme stocks pode significar um risco para o sistema financeiro.

"Mídias sociais podem contribuir para uma 'câmara de eco' na qual os investidores de varejo se comunicam com mais frequência com outras pessoas com interesses e pontos de vista semelhantes, reforçando, assim, seus pontos de vista, mesmo que sejam especulativos ou tendenciosos. Geralmente, as plataformas de mídia social permitem que um único comentário ou postagem alcance milhões de pessoas e, potencialmente, afete drasticamente o sentimento do mercado em um curto período”, destaca o Fed no trecho do relatório de novembro/2021 em que fala sobre as meme stocks.

O banco central dos EUA faz o alerta principalmente para os jovens, que, como cita o relatório, são mais abertos ao risco. E a quantidade de investidores mais jovens tem aumentado ao longo dos anos: dados do Fed apontam que a parcela de proprietários diretos de ações com 35 anos de idade ou menos aumentou quase 6% desde 2013.

Muitos desses jovens são atraídos pela "facilidade de acesso e gráficos envolventes", como pontua o Fed, em aplicativos de negociação de ações. "Entre os usuários de aplicativos de negociação, a idade média dos titulares de contas é de 30 anos, e quase metade deles se identificam como investidores de primeira viagem”. 

Investir em meme stocks: mais diversão do que bom negócio?

"Esses aplicativos podem fazer a negociação parecer um jogo, especialmente para investidores mais jovens ou menos experientes”, analisa o Federal Reserve. 

Com isso, investir vira até uma gamificação, algo divertido. E aí lembramos da máxima “com dinheiro, não se brinca”. Dá pra dizer que esse ditado popular é um meme geracional, né? Que incutiu muito medo na forma com que lidamos com o dinheiro. Mas que traz um bom conselho quando se trata de investimentos e meme stocks.

Por outro lado, meme stocks são defendidas por usuários da internet como uma forma de demonstrar a força de indivíduos comuns que, em movimentos orquestrados, conseguem interferir em setores regulados - nesse caso, o mercado financeiro.

Um dos leitores do site da revista norte-americana Barrons, publicação da Dow Jones & Company, deixou críticas na reportagem sobre o relatório do Fed. Ele condenou as operações de short (que são rotineiras no mercado de investimentos) e defendeu o movimento de meme stocks: "não há problema em vender a descoberto ilegalmente e tirar empresas do mercado (uma operação em short pode prejudicar ainda mais uma empresa já pouco valorizada), mas as pessoas que compram ações de 2 empresas diferentes ameaçam todo o sistema?”.

Independente de uma discussão mais filosófica sobre a ideologia desses movimentos, é primordial, antes de tudo, que você busque informação qualificada e confiável para cuidar do seu patrimônio e fazer com que ele renda de um jeito saudável.