Entenda a diferença entre inteligência artificial, machine learning e deep learning

CTO da Sprout, Tyler Richie, guru em tecnologia para investimentos, explica cada uma dessas tecnologias que, por vezes, sabem mais da nossa vida do que a gente mesmo… 🙃
Technology

Convidamos o nosso Chief Technology Officer, Tyler Richie, para explicar de um jeito simples a diferença entre essas três tecnologias que permeiam praticamente tudo no nosso dia a dia. Da série que a Netflix te recomenda, até os carros elétricos que, em breve, você estará dirigindo.

Inteligência artificial

Inteligência artificial (IA) é, basicamente, como podemos construir uma máquina inteligente que sabe coisas e pode raciocinar sobre o mundo como uma pessoa faz. (Mercado promissor ao olhar dos investimentos.)

Machine learning

Machine learning, ou aprendizado de máquina, é uma abordagem para resolver o problema da inteligência artificial. Com o aprendizado de máquina, em vez de programar a máquina com nosso conhecimento do mundo (o que é difícil), programamos a máquina para aprender sobre o mundo a partir dos dados e, em seguida, a alimentamos com uma grande quantidade de dados. (Saiba por que as empresas de machine learning estão despontando no mercado de investimentos.)

Deep learning

Deep learning, ou aprendizado profundo, é uma técnica de aprendizado de máquina inspirada em como pensamos, como o cérebro funciona. De alto nível, o aprendizado profundo é quando você cria muitos neurônios digitais interconectados e, em seguida, os alimenta com muitos e muitos dados, até que aprendam tudo o que você está tentando lhes ensinar. 

O aprendizado profundo tem sido a abordagem de maior sucesso para que os computadores sejam capazes de fazer coisas que as pessoas podem fazer facilmente, mas que eram difíceis para os computadores no passado - coisas como reconhecer imagens de rostos, transcrever gravações de áudio, compreender texto, etc. Esses sucessos tornaram o aprendizado profundo muito estimulante para a comunidade que está tentando resolver o problema de inteligência artificial no geral. (Conheça o robô que, com deep learning, vai cuidar da sua casa melhor do que você).