Portabilidade de ativos: saiba como transferir a carteira de uma corretora para outra pelo ACATS

Você conhece o sistema ACATS? Veja como ele pode te ajudar a fazer a portabilidade da carteira entre corretoras.

Neste artigo:

- O que é ACATS;
- Como fazer a portabilidade para o app Sproutfi.

Imagine que você opera na bolsa de valores dos Estados Unidos. Com o passar do tempo, você começa a perceber que a corretora utilizada não atende a todas as expectativas. E agora? Zerar todas as posições e recomprar em uma nova corretora, correndo o risco de elevar o preço médio e pagar inúmeras taxas? Nem pensar.

É possível fazer a portabilidade dos ativos de uma corretora para outra, de forma automatizada, por meio do sistema ACATS (Automated Customer Account Transfer Service ou "serviço automático de transferência de conta de cliente", na tradução). Esse serviço está disponível na Sproutfi.

Saiba mais sobre o sistema:

O que é o ACATS

O ACATS é um sistema que permite e facilita a transferência de ativos entre corretoras diferentes. É operado por meio da NSCC (National Securities Clearing Corporation) e funciona de forma automatizada. Por meio do ACATS, o investidor pode solicitar a transferência de ações, ETFs, dinheiro etc.

Ou seja: por meio desse sistema, é possível transferir ações e outros títulos entre diferentes corretoras sem precisar se desfazer dos ativos – e correr riscos de perder dinheiro e ter de pagar taxas e mais taxas por conta da operação financeira.

Saiba como funciona o ACATS

O ACATS é o sistema utilizado na Sproutfi para a portabilidade de ativos. Para solicitar a migração de fundos para a Sproutfi, basta seguir esses passos:

1. Antes de mais nada, é importante verificar com a sua corretora se ela cobra alguma taxa ou tarifa de transferência de saída dos seus ativos. Também pergunte se a corretora aceita transferência via ACATS.

2. Entre no app e vá na aba Portfólio

3. Clique em "$ Gerenciar fundos" (se é a primeira vez que você deposita dinheiro na sua conta, você não verá este botão e poderá clicar diretamente em "Traga seu portfólio para a Sproutfi")

4. Clique em "Depositar"

5. Selecione "Transferir meu portfólio de outra corretora" e clique em "Transferir portfólio". Também é possível acessar essa tela em "Configurações de conta"

6. Aí você vai preencher um formulário que vamos enviar a você para iniciar o processo de transferência

7. Depois de nos enviar o formulário preenchido, nós cuidamos do resto para realizar o processo de transferência das suas ações!

E se não aparecer esta opção no app Sproutfi?

Caso o passo a passo acima não funcione – pode haver diferença conforme o sistema operacional –, basta solicitar ao suporte da Sproutfi que a transferência será efetuada.