'Santa Claus Rally': saiba se o mercado realmente reage positivamente ao Natal

Investir na véspera do Natal é bom negócio? Saiba mais sobre o 'Santa Claus Rally' e tire suas conclusões sobre o assunto
Santa Claus

Neste artigo:

- O que é o "Santa Claus Rally";

- Retorno melhor: antes ou depois do Natal?


Boa parte dos investidores que atuam no mercado norte-americano acreditam que o período do Natal é propício para fazer aportes. Afinal, as pessoas estão nas ruas, gastam dinheiro com presentes e, assim, movimentam a economia. A esse fenômeno, os americanos dão o nome de "Santa Claus Rally".

Mas será que a teoria faz sentido?

É sobre isso que vamos falar neste artigo. Confira:

O que é o 'Santa Claus Rally'

"Santa Claus Rally" é uma daquelas expressões que a tradução literal, em português, não faz muito sentido. É algo como "Rally de Papai Noel". Na prática, podemos entender o "Santa Claus Rally" como "Fenômeno do Papai Noel".

No mundo de ações e investimentos, o "Santa Claus Rally" é um fenômeno que se refere à tendência do mercado, sobretudo, das ações do S&P 500, de subir no período do Natal, ou seja, nos dias antes ou depois de 25 de dezembro.

Há duas correntes de profissionais do mercado financeiro sobre a reunião do Papai Noel. Uma delas defende que o "Santa Claus Rally", isto é, o retorno maior, acontece antes do Natal e termina na véspera da festividade.

A segunda corrente, por sua vez, acredita que os retornos maiores acontecem após o Natal e duram até os primeiros dias do ano seguinte.

Vale lembrar que tanto a NYSE (New York Stock Exchange) quanto a Nasdaq paralisam os trabalhos em 2022 no dia 23 de dezembro e em 30 de dezembro – as duas datas caem em uma sexta-feira.

Quando há o melhor retorno? Antes ou depois do Natal?

Em linhas gerais, nenhum dos dois períodos apresentam retornos significativos, que justifiquem uma mudança de estratégia por parte do investidor somente por causa da data. Levantamento do site Investopedia revela que os melhores resultados são no período que antecede o Natal. Mesmo assim, não é nada de encher os olhos.

Nos últimos 20 anos, o retorno médio na semana anterior a 24 de dezembro foi de 0,385%. E o desempenho costuma oscilar bastante. Nos 20 anos da análise, houve 13 semanas de fechamento positivo (ganho médio de 0,65%), cinco semanas de baixas e duas de estabilidade.

De acordo com o Investopedia, "a semana antes do Natal normalmente tem um volume normal a significativo, em comparação com a semana após o Natal, que geralmente é marcada por movimentos geralmente laterais dos preços das ações com pequenos intervalos."

"A semana anterior ao Natal também capta grande parte dos ajustes de final de ano de players institucionais que buscam fechar seus livros antes do feriado de Natal. A semana após o Natal costuma vir com volume bem menor, sugerindo que os players institucionais se retiraram do mercado no restante do ano", completou.

Conclusão

Instabilidade é a palavra que define o "Santa Claus Rally". Os ganhos, quando existem, são insignificantes de acordo com os dados do estudo feito pela Investopedia.