Startups aceleram com veículo elétrico

Empresas pequenas de base tecnológica atraem investimentos pela inovação que trazem no desenvolvimento de veículos elétricos. E também pelo potencial já consolidado do produto, com demanda crescente.
imag511

Se alguém ainda duvida que o boom dos carros elétricos é uma viagem sem volta ou acha que é só mais um novo “rolê” empolgado do mercado financeiro, precisa saber que virou tema de política pública.

Governos têm entrado em jogo para reforçar as energias dessa mudança.

O estado de Nova York anunciou esta semana que vai proibir a venda de carros a gasolina em 2035. E faltam só 13 anos para essa data. Logo ali. 

No Reino Unido, a Sociedade dos Fabricantes e Comerciantes de Automóveis disse que as montadoras atingiram números recordes nos últimos meses. E que é hora de estimular a demanda, o que será feito em parceria com o governo para encorajar as pessoas a trocarem seus veículos tradicionais pelos motores elétricos. 

Até o black cab londrino, o tradicional táxi preto da capital britânica, já tem sua versão “verde”:

Imagem: DrivingElectric/Reprodução

Um canal inglês no YouTube já está há um tempo nessa missão de estimular a adoção dos elétricos. Traz testes com diversos modelos, dá uma olhada.

E os consumidores por lá estão mesmo engajados. Olha só o crescimento na demanda por carros elétricos no Reino Unido em 2021, em relação a 2020:

  • Veículo elétrico híbrido plug-in (funciona com combustível e bateria carregada na tomada): +143,6%

  • Veículo elétrico a bateria: +106,7%

  • Veículo elétrico híbrido (funciona com combustível e bateria carregada pelo funcionamento do motor): +65,8%

  • Veículo a gasolina: -3%

  • Veículo a diesel: -34%

Fonte: Statista, ago/2021

Quando surgiu o carro elétrico? 

Não existe consenso sobre quem criou o primeiro veículo elétrico. Mas entre alguns dos nomes que recebem os louros, estão: 

- Ányos Jedlik, húngaro que desenvolveu um projeto de motor elétrico em 1828.

- Thomas Davenport, norte-americano que construiu um carro elétrico nos anos 1830. 

- William Morrison, norte-americano que surfou a onda do início da distribuição da energia elétrica, nos anos 1890, e criou um vagão de trem elétrico, que transportava seis pessoas e atingia 14km/h.

Corta de um século atrás para 2021: a Tesla ($TSLA), uma das empresas de carros elétricos mais conhecidas do mundo, tem modelos que chegam a 320 km/h, e promete para 2022 um carro com autonomia de 2 mil quilômetros, algo até pouco tempo atrás inimaginável. Poucos dias, na verdade. É uma evolução exponencial. 

Mas não é só uma via onde trafegam gigantes. 

Um pouco do cenário da indústria de carros elétricos hoje Diversas startups correm ao lado das grandes montadoras no desenvolvimento de veículos elétricos. E estão se dando muito bem com a sede do mercado por ações no setor. Abriram capital (principalmente através de SPAC) e carregam bons resultados.

Uma delas é a Nikola ($NKLA), que produz caminhões pequenos 100% elétricos ou movidos a hidrogênio. 

Outra é a Rivian, alçada ao status de concorrente forte da Tesla. A startup desenvolve picapes e vans elétricas. A notícia recente é de que ela preencheu a documentação para fazer IPO em vez de fazer via SPAC. Amazon e Ford são algumas das grandes investidoras dessa startup.

Já a Fisker é um recomeço. Quebrou há alguns anos após tentativa de um carro elétrico híbrido plug-in, mas foi comprada por investidores chineses. Virou a Karma Automotive, que fabrica elétricos de luxo. 

Os preços dos modelos da Karma Automotive variam de US$ 85 mil a mais de US$ 130 mil. Imagem: Karma Automotive/Divulgação