Preço/Lucro (P/L): saiba o que é e como calcular

Você conhece a métrica de Preço/Lucro? Veja neste artigo o que é, para que serve e como calcular o P/L.

Neste artigo:
- O que é P/L;
- Para que serve o P/L;
- Como calcular o Preço/Lucro.

Uma das métricas mais importantes do mundo da análise de investimento é o Preço/Lucro (P/L) – em inglês, o termo é conhecido como Price/Earnings (P/E). Mas ambas se referem à mesma coisa: o preço atual de uma ação dividido pelo lucro por ação do ativo escolhido.

Saiba mais sobre esta métrica:

O que é P/L

O P/L nada mais é do que, em um determinado ativo, o preço atual de uma ação dividida pelo lucro por ação. Esse indicativo é um dos mais utilizados na chamada análise fundamentalista. Basicamente, o P/L indica quanto os investidores estão pagando pelos lucros de uma determinada empresa.

Por exemplo: suponha que uma determinada empresa tenha P/L 10. Isso significa que o preço do ativo representa 10 vezes os lucros acumulados da companhia em 12 meses. Um P/L de 10, por exemplo, significa que, se o lucro líquido da empresa, continuar o mesmo, o investidor vai demorar 10 anos pra dobrar o investimento feito.

Ou seja: um P/L alto indica que as ações da empresa estão supervalorizadas no momento da análise. E que os investidores estimam crescimento futuro.

Para que serve o P/L

O P/L é uma métrica importante para o investidor saber se o preço dos ativos está justo, de forma geral. É importante analisar uma série de outros fatores e não enxergar o Preço/Lucro de maneira isolada. Mas é, sim, uma marca interessante.

Se o P/L de uma ação se encontra é 10 enquanto um concorrente, no mesmo setor, tem P/L 20, podemos dizer que que a companhia de P/L 10 está mais vantajosa para o investidor.

Existem, também, dois pontos a serem considerados: trailing e forward. O trailing refere-se à projeção dos últimos 12 meses; o forward, para os próximos 12.

Como calcular o P/L

O P/L tem uma fórmula de cálculo relativamente simples:

P/L = Preço da Ação/ Lucro por Ação

Para isso, o investidor precisa saber do valor do lucro por ação. E existe, também, um cálculo para essa métrica: Lucro Líquido / Número de ações emitidas.