Big Mac Index: veja como o hambúrguer mais famoso do mundo afeta o mercado financeiro

O preço do lanche do McDonald’s tem muito a revelar sobre a economia de um país. Conheça o Big Mac Index e como ele traduz o paridade do poder de compra de uma moeda em relação ao dólar.
Big Mac Index

Neste artigo:

- O que é o Big Mac Index;

- O que é o Paridade do Poder de Compra;

- Diferenças entre bonds e ações.


Você já ouviu falar no Big Mac Index? O Índice Big Mac, como também é conhecido, é algo que o mundo da economia utiliza para avaliar a paridade do poder de compra – isto é: quando uma mesma quantidade de dinheiro consegue comprar em diferentes países.

Tendo o preço famoso lanche do McDonald's ($MCD) como parâmetro, a métrica é utilizada para analisar o quão valorizada ou depreciada está a moeda de um país em relação ao dólar, por meio da taxa de câmbio do período. A equação é simples:

Se o hambúrguer custa, em dólares, mais do que nos EUA, a moeda daquele país está supervalorizada em relação ao dólar.

Se o hambúrguer custa, em dólares, menos do que nos EUA, a moeda daquele país está subvalorizada em relação ao dólar.

Saiba mais sobre o índice ao longo do artigo.

O que é o Big Mac Index

O Índice Big Mac começou a ser medido pela revista britânica The Economist em 1986. É atualizado semestralmente, nos meses de janeiro e julho, tendo como base os meses anteriores (dezembro e junho). E serve como um indicativo da Paridade dos Poderes de Compra (PPC).

A fórmula do cálculo é relativamente simples:

1. Utilizar o conceito de Paridade dos Poderes de Compra, que utiliza um produto comum – no caso, o Big Mac – para entender se a moeda em questão está valorizada ou desvalorizada em relação ao dólar americano;

2. Estipula-se o preço do lanche nos Estados Unidos (em dólar) e no país de análise (na moeda local) e se faz uma proporção. Se na China o Big Mac custa 20 yuans enquanto o lanche custa 5 dólares nos Estados Unidos, podemos estipular a proporção de 1:4.;

3. Faz-se a conversão de moedas. No exemplo da imagem acima, vemos que 1 dólar era cotado a 6.4 yuans. Ou seja: a moeda chinesa está 38% desvalorizada em relação ao dólar tendo o preço do Big Mac como base.

Em sua seção dedicada ao Big Mac Index, a The Economist informa que a "Burgernomics", como a publicação se chama para esta parte, "nunca teve a intenção de ser um medidor preciso do desalinhamento da moeda, apenas uma ferramenta para tornar a teoria da taxa de câmbio mais digerível. No entanto, o índice Big Mac tornou-se um padrão global, incluído em vários livros de economia e objeto de dezenas de estudos acadêmicos."

O que é Paridade dos Poderes de Compra (PPC)?

A Paridade dos Poderes de Compra é um importante conceito econômico, medido por vários índices e várias entidades em todo o mundo. Parece difícil de entender, mas é simples: o PPC avalia o quanto uma mesma quantia de dinheiro consegue comprar em diferentes lugares.

Big Mac e poder de compra

Agora, voltando ao hambúrguer do McDonald's. Se o Big Mac é o mesmo em qualquer parte do mundo, feito com os mesmos ingredientes, o lanche deveria custar a mesma coisa, levando em conta só a taxa de câmbio, correto?

Pela lógica, ao converter o preço de um Big Mac em euros para dólares, ou em reais para dólares, o hambúrguer deveria custar a mesma coisa.

Mas, sabemos, não é isso que acontece, por uma série de disparidades: o custo de vida e a inflação em cada país, preços de importação, impostos, entre outras.

É por esse motivo que, de acordo com o índice divulgado em janeiro de 2023, referente a dezembro de 2022, o país com a maior desvalorização frente ao dólar é o Egito; o mais valorizado é a Suíça.

E o Brasil?

A situação do real brasil no Big Mac Index é de desvalorização. Em dezembro de 2022, a moeda nacional estava 17,2% desvalorizada frente ao dólar. De acordo com o índice Big Mac, o lanche custava R$ 22,90 no Brasil; nos EUA, o valor era de US$ 5,36.