ETF da indústria pet: o investimento mais fofo que você vai conhecer

Saiba mais sobre o ProShares Pet Care, o primeiro ETF focado na indústria (gigantesca) de produtos e serviços para animais de estimação.

Se fofura determinasse escolhas de investimento, esse certamente seria o ETF top do ranking (claro, se você encontrar outro mais fofo, nos conte, por favor, lá no nosso app).

O ETF ProShares Pet Care ($PAWZ) foi criado em maio de 2018. E já é divertido no ticker (código da ação): pawz significa patas, em inglês 🐾  

Channel, a cã da redatora, mira 2022 com plenitude. E gostou desse ETF.

Mas, tem um aspecto que tira um pouco desse carisma todo do PAWZ: a pouca diversificação. "Quase 65% do peso dele está baseado em 10 empresas. No total, o ETF PAWZ ProShares tem mais de 30 empresas", como alerta James Cherry, diretor de conteúdo da Sprout.

Nesse sentido, é importante considerar o que destacam os especialistas em relação à diversificação de ETFs: quanto menos diversificado, menos ele deve ser considerado como uma boa alternativa para investimento passivo.

O que é investimento passivo?

Aproveitamos pra tirar essa dúvida aqui, caso você ainda não conheça o termo. Investimento passivo é uma estratégia que busca maximizar os resultados dos investimentos, minimizando a compra e a venda. 

Como explica a Investopedia, é uma estratégia de carteira de compra e retenção de ativos, pensando em um horizonte de investimento de longo prazo, com negociação mínima no mercado. "O investimento em índices é talvez a forma mais comum de investimento passivo, em que os investidores procuram replicar e manter um amplo índice ou índices de mercado. O investimento passivo é mais barato, menos complexo e geralmente produz resultados pós-impostos superiores em horizontes de médio a longo prazo, do que os portfólios gerenciados ativamente”, destaca a plataforma.

Um dos investimentos passivos mais conhecidos é o índice S&P 500.

Veja a comparação do ETF PAWZ ProShares Pet Care com o S&P 500.

"ETFs temáticos como o PAWZ têm alto risco não sistemático, porque se concentram em um tema ou setor específico. Se o mundo decidir que ninguém mais deve ter animais de estimação, o que acontecerá com o PAWZ e o S&P 500? O preço do PAWZ certamente diminuirá porque é investido apenas em empresas que operam no setor de animais de estimação. Nesse cenario, O S&P 500 não deveria, porque o S&P 500 tem muitas empresas de diversos setores. O ETF PAWZ tem um risco não sistemático ainda maior porque não se concentra apenas em um setor, mas é investido apenas em algumas empresas, 33 para ser exato. As 10 maiores empresas representam quase 65% da carteira desse ETF, enquanto no S&P 500, as 10 maiores empresas representam apenas 28% da carteira total", explica James Cherry.

Mercado pet na pandemia e projeções

O desempenho do ETF PAWZ vem em uma trajetória ascendente desde o início da pandemia de Covid-19, com picos em fevereiro, junho e novembro de 2021. 

Um das principais explicações é o maior cuidado com os bichinhos de estimação que a pandemia estimulou. Ao ficarem mais em casa, as pessoas começaram a passar mais tempo com seus pets. E, consequentemente, a mimá-los mais.

Pra se ter uma ideia, o mercado só de produtos de higiene bucal para animais de estimação na América do Sul deve crescer de US$ 116,09 milhões em 2021 para US$ 172,47 milhões em 2028, um CAGR de 5,8%, segundo pesquisa do Report Linker (South America Pet Oral Care Products Market Forecast to 2028 - COVID-19 Impact and Regional Analysis By Animal, Product, End User, and Distribution Channel).

A empresa especializada em pesquisas de mercado considera que a indústria pet “cresça significativamente durante o período de previsão (2028) devido a um número crescente de donos de animais de estimação que amam seus pets como membros da família, bem como ao aumento da população millennial, disposta a gastar grandes quantias em animais de estimação e os cuidados com eles”.

Lembrando que não há garantia de que essas projeções ocorrerão e há riscos de que o mercado encolha.

Com isso, como pontua a pesquisa, os pet shops oferecem, cada vez mais, "uma gama mais ampla de itens inovadores, especializados e de luxo, além de serviços”. Sem falar no mercado aquecido de produtos e serviços já comuns, como banho & tosa, alimentos, acessórios de todos os tipos, medicamentos, brinquedos, móveis, programas de adestramento... e os próprios animais em si para compra. E cada vez mais diversificados: de cães e gatos, a coelhos, peixes, pássaros, lagartos e por aí vai…

A cã redatora também assina este artigo.

-

DISCLAIM: Importante lembrar que em qualquer investimento denominado em moeda estrangeira, as mudanças nas taxas de câmbio podem ter um efeito adverso no valor, no preço ou na receita de dividendos desse investimento. Mesmo que a diversificação possa ajudar a diluir o risco, ela não garante lucros ou proteção contra perdas. Há sempre a possibilidade de perder dinheiro quando você investe em qualquer produto financeiro. Por isso, considere cuidadosamente seus objetivos e riscos antes de optar por qualquer investimento.