ETF da indústria pet: o investimento mais fofo que você vai conhecer

Saiba mais sobre o ProShares Pet Care, o primeiro ETF focado na indústria (gigantesca) de produtos e serviços para animais de estimação.
Petshop

Se fofura determinasse escolhas de investimento, esse certamente seria o ETF top do ranking (claro, se você encontrar outro mais fofo, nos conte, por favor, lá no nosso app).

O ETF ProShares Pet Care ($PAWZ) foi criado em maio de 2018. E já é divertido no ticker (código da ação): pawz significa patas, em inglês 🐾  

Channel, a cã da redatora, mira 2022 com plenitude. E gostou desse ETF.

Mas, tem um aspecto que tira um pouco desse carisma todo do PAWZ: a pouca diversificação. "Quase 65% do peso dele está baseado em 10 empresas. No total, o ETF PAWZ ProShares tem mais de 30 empresas", como alerta James Cherry, diretor de conteúdo da Sprout.

Nesse sentido, é importante considerar o que destacam os especialistas em relação à diversificação de ETFs: quanto menos diversificado, menos ele deve ser considerado como uma boa alternativa para investimento passivo.

O que é investimento passivo?

Aproveitamos pra tirar essa dúvida aqui, caso você ainda não conheça o termo. Investimento passivo é uma estratégia que busca maximizar os resultados dos investimentos, minimizando a compra e a venda. 

Como explica a Investopedia, é uma estratégia de carteira de compra e retenção de ativos, pensando em um horizonte de investimento de longo prazo, com negociação mínima no mercado. "O investimento em índices é talvez a forma mais comum de investimento passivo, em que os investidores procuram replicar e manter um amplo índice ou índices de mercado. O investimento passivo é mais barato, menos complexo e geralmente produz resultados pós-impostos superiores em horizontes de médio a longo prazo, do que os portfólios gerenciados ativamente”, destaca a plataforma.

Um dos investimentos passivos mais conhecidos é o índice S&P 500.

Veja a comparação do ETF PAWZ ProShares Pet Care com o S&P 500.

‍"ETFs temáticos como o PAWZ têm alto risco não sistemático, porque se concentram em um tema ou setor específico. Se o mundo decidir que ninguém mais deve ter animais de estimação, o que acontecerá com o PAWZ e o S&P 500? O preço do PAWZ certamente diminuirá porque é investido apenas em empresas que operam no setor de animais de estimação. Nesse cenario, O S&P 500 não deveria, porque o S&P 500 tem muitas empresas de diversos setores. O ETF PAWZ tem um risco não sistemático ainda maior porque não se concentra apenas em um setor, mas é investido apenas em algumas empresas, 33 para ser exato. As 10 maiores empresas representam quase 65% da carteira desse ETF, enquanto no S&P 500, as 10 maiores empresas representam apenas 28% da carteira total", explica James Cherry.

Mercado pet na pandemia e projeções

O desempenho do ETF PAWZ vem em uma trajetória ascendente desde o início da pandemia de Covid-19, com picos em fevereiro, junho e novembro de 2021. 

Um das principais explicações é o maior cuidado com os bichinhos de estimação que a pandemia estimulou. Ao ficarem mais em casa, as pessoas começaram a passar mais tempo com seus pets. E, consequentemente, a mimá-los mais.

Pra se ter uma ideia, o mercado só de produtos de higiene bucal para animais de estimação na América do Sul deve crescer de US$ 116,09 milhões em 2021 para US$ 172,47 milhões em 2028, um CAGR de 5,8%, segundo pesquisa do Report Linker (South America Pet Oral Care Products Market Forecast to 2028 - COVID-19 Impact and Regional Analysis By Animal, Product, End User, and Distribution Channel).

A empresa especializada em pesquisas de mercado considera que a indústria pet “cresça significativamente durante o período de previsão (2028) devido a um número crescente de donos de animais de estimação que amam seus pets como membros da família, bem como ao aumento da população millennial, disposta a gastar grandes quantias em animais de estimação e os cuidados com eles”.

Lembrando que não há garantia de que essas projeções ocorrerão e há riscos de que o mercado encolha.

Com isso, como pontua a pesquisa, os pet shops oferecem, cada vez mais, "uma gama mais ampla de itens inovadores, especializados e de luxo, além de serviços”. Sem falar no mercado aquecido de produtos e serviços já comuns, como banho & tosa, alimentos, acessórios de todos os tipos, medicamentos, brinquedos, móveis, programas de adestramento... e os próprios animais em si para compra. E cada vez mais diversificados: de cães e gatos, a coelhos, peixes, pássaros, lagartos e por aí vai…

A cã redatora também assina este artigo.