Conheça REITs de data centers

Segmento está entre os REITs que mais cresceram na pandemia. Conheça as vantagens e os riscos desse mercado
reits data center

Se "os dados são o novo petróleo”, também são necessárias plataformas robustas e gigantescas pra extrair, armazenar e “beneficiar” essa matéria-prima, certo? (Os trocadilhos, inclusive, cabem bem nessa comparação). Por isso, o mercado de data centers cresce e atrai investidores.

Neste artigo, você vai conhecer as empresas desse setor que se destacam em nível global e que têm ações listadas em bolsa. Ou seja, são uma possibilidade de investimento em REITs de data centers.

O que é data center?

Em linhas gerais, um data center é um local onde estão instalados e armazenados computadores, roteadores, servidores e outros equipamentos que fazem coleta, armazenamento e processamento de dados.

As empresas utilizam data centers para guardar informações e rodar operações. Por isso, são locais amplos e que precisam de uma estrutura impecável para que as máquinas não parem. O lugar precisa ter, por exemplo, refrigeração constante. E segurança de ponta.

REITs de data centers

Os REITs são empresas que investem em imóveis - seja através da compra e administração de espaços físicos, seja pela aquisição de títulos atrelados ao mercado imobiliário. E tem REIT de todo tipo – inclusive REIT de data center.

REITs de data center investem em espaços de armazenamento de dados, ajudando a manter os servidores, fornecendo energia ininterrupta, resfriadores e também a segurança física do local. Várias empresas, como IBM, Ubisoft e AT&T, utilizam data centers administrados por REITs.

Na pandemia, com o boom do e-commerce e uma série de outros serviços digitais, os REITs de data center tiveram um amplo crescimento.

Segundo a Associação Nareit (National Association of Real Estate Investment Trusts), de janeiro a novembro de 2021, esse segmento cresceu 43,8%, atrás apenas dos REITs de galpões de autoarmazenamento e os REITs industriais.

Uma das vantagens é que esses REITs permitem que o investidor se beneficie de alguma forma do crescimento exponencial do uso de dados.

Segundo pesquisa da IDC, o uso de dados deve crescer a uma taxa anual de 24% até 2025 – o que deve exigir infraestrutura adicional para transmitir e armazenar dados, incluindo mais data centers.

Outro benefício desse segmento é que ele é mais resiliente em tempos de crise – o que ficou claro na pandemia. A maioria dos inquilinos desses espaços (que são as empresas de tecnologia) assina contratos de longo prazo, permitindo que os REITs de data center gerem receita recorrente.

Mas, também há desvantagens, o que merece a atenção do investidor. Data centers são espaços custosos, com muita infraestrutura. Expandi-los exige muito dinheiro – o que fica ainda mais caro em momentos de alta de juros, como o que estamos vivendo.

Fora isso, como já falamos, em momentos de juros mais altos, a renda fixa fica mais atraente, devido ao seu baixíssimo risco. Isso geralmente pesa sobre os preços das ações dos REITs, que precisam aumentar seus rendimentos de dividendos e compensar os investidores por seu risco mais alto.

Também há risco de excesso de oferta, pois os operadores de data centers geralmente constroem novas estruturas com base em especulação. Assim, o excedente pode afetar os níveis de ocupação e as taxas de aluguel. 

Por fim, há também riscos ambientais. Os data centers usam uma quantidade significativa de energia e água para manter servidores e equipamentos de rede refrigerados. Nesse sentido, pensando mais no longo prazo, as mudanças climáticas podem afetar o funcionamento.

Atualmente, há apenas dois REITs de data centers públicos, ou seja, com ações disponíveis no mercado.

Os 2 REITs de data center listados em bolsa nos EUA

Equinix ($EQIX)

É um dos maiores REITs do mercado e um dos líderes globais de infraestrutura digital, com mais de 240 data centers em 63 países. Entre os clientes do EQIX, estão gigantes da tecnologia, como Netflix, Google, Amazon e Zoom.

Tem US$ 59,5 bilhões em valor de mercado. No ano, as ações acumulam perda de 24%.

Digital Realty ($DLR)

Tem 290 data centers pelo mundo. Também tem clientes de peso, como Amazon, Verizon, LinkedIn, Adobe, Linkedin e Google.

O valor de mercado do DLR é de US$ 36 bilhões. No ano as ações acumulam queda de 27%.