Black Friday: data é oportunidade para investir na bolsa norte-americana

O tradicional dia dos preços baixos é bom não só pra fazer compras com desconto. Você pode olhar além das prateleiras e descobrir boas oportunidades para investir em ações. Conheça quais empresas mais devem lucrar.
E Commerce

Publicado em 18 de Novembro de 2021, atualiado em 7 de outubro de 2022

Neste artigo: - Quando é a Black Friday; - Empresas que devem se destacar na Black Friday.


A Black Friday está chegando. Criada nos Estados Unidos e tradição que ganhou o mundo, o dia em que os preços costumam cair para a maior parte dos produtos pode ser, também, uma boa oportunidade para fazer investimentos. Neste artigo, saiba quando será a data e veja quais empresas devem se destacar. Confira!

Quando é a Black Friday

 A Black Friday acontece sempre na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, tradição norte-americana que é celebrada na quarta quinta-feira de novembro. Em 2022, o Thanksgiving, como o Dia de Ação de Graças é conhecido, ocorre em 24 de novembro. Portanto, a Black Friday 2022 acontece em 25 de novembro. A Black Friday, tradicionalmente, é uma data forte no varejo. De acordo com o site Investopedia, "de 2007 a 2017, um agrupamento de ações de varejo do S&P 500 apresentou retorno de 5% em comparação com o retorno médio de 3% do S&P 500 naquele período."

"A tendência continuou com o S&P 500 Retailing Industry Group superando o S&P 500 em 1,5% e 0,1% nos mesmos 10 dias em 2018 e 2019, respectivamente. Esse padrão não continuou em 2020, quando o S&P 500 retornou 4,1%, e o grupo da indústria de varejo retornou apenas 2,2%."

Empresas que devem se destacar na Black Friday‍

Enquanto milhões de pessoas ficam de olho nos preços riscados e descontos chamativos, os investidores miram no resultado das empresas. E você também pode fazer isso.

Os itens mais comprados, em geral, são eletrônicos e brinquedos, segundo dados do portal blackfriday.com. Por essa razão, é natural que as empresas deste setor tenham a tendência de se destacarem. Quando se trata de comportamento do consumidor, nada  pode ser previsto com muita certeza. Mesmo que a Black Friday seja convidativa para as compras e venha mostrando resultados positivos ao longo dos anos, há muitas variáveis para determinar o sucesso da data. De qualquer maneira, o histórico desenha boas expectativas.

Por isso, trazemos aqui as principais ações das chamadas "tecnologias de consumo e de serivço”. Vale lembrar que isso não é uma recomendação de investimento.

Amazon ($AMZN)

Gigante mundial de e-commerce (e muitas outras coisas, como inteligência artificial e streaming). A empresa de Jeff Bezos tem um portfólio de produtos imenso. E se já é agressiva nas vendas todos os dias do ano, imagine na Black Friday.

Apple ($AAPL)

Uma das maiores empresas do planeta e conhecida pelo iPhone, a Apple pode faturar alto com a venda do aparelho – e dos demais gadgets – durante a data.

Walmart ($WMT)

A rede de varejo nasceu em 1962 e é uma das principais empresas do setor. De produtos de saúde à alimentação, o Walmart pode ter bons resultados durante a Black Friday.

Paypal ($PYPL)

Empresa que oferece serviços de pagamentos online. Foi criada em 1998 por Peter Thiel e Max Levchin, e é considerada a primeira fintech do mundo.

Alphabet ($GOOGL)

Dona da Google, está na lista porque, como pontua a Nasdaq, alguns dos maiores nomes da indústria tecnológica estão envolvidos com tecnologia de consumo de alguma forma.

Mercado Livre ($MELI)

Fundado na Argentina e com forte presença também no Brasil, o Mercado Livre atua no ramo de comércio eletrônico e entregas.

Alibaba ($BABA)

Atua de forma semelhante ao Mercado Livre. Fundada em 1999, na China, é uma das maiores do mundo no ramo de e-commerce.

Visa ($V)

Multinacional de serviços financeiros que, como praticamente todas do setor, estão digitalizando os serviços cada vez mais.

Mastercard ($MA)

Concorrente direta da Visa, a Mastercard também tem espaço para aumentar o poder de fogo sobre faturamento durante a Black Friday.