Banco Central x Federal Reserve

Os bancos centrais do Brasil e dos Estados Unidos têm mais semelhanças do que diferenças. Entenda.
Federal Reserve

O Banco Central do Brasil, também referenciado pelas siglas BCB ou Bacen, define como seu objetivo "assegurar a estabilidade de preços, além de, acessoriamente, zelar pela estabilidade e pela eficiência do sistema financeiro, suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego".

Já nos Estados Unidos, o banco central leva o nome de Federal Reserve Bank e é mais conhecido pela sigla Fed. As principais funções do Fed são:

  • Conduzir a política monetária dos Estados Unidos, com;

  • Manter a estabilidade do sistema financeiro norte-americano;

  • Fazer a gestão do sistema de pagamentos;

  • Supervisionar e regular as instituições financeiras;

  • Promover o desenvolvimento sustentável da economia.

    Sede do Federal Reserve na capital dos EUA, Washington D.C. Foto: Instagram @encoreestates

Como você pode perceber, são funções bem parecidas com as do Bacen. Mas há algumas diferenças.

Diferenças entre Fed e Bacen

Pra começar, diferentemente do Banco Central do Brasil, o Fed opera de forma descentralizada. Ou seja, os EUA são divididos em doze distritos, e cada um tem o seu próprio Fed.

Outra diferença é a participação da iniciativa privada no sistema. Os bancos centrais norte-americanos são constituídos também por bancos comerciais de cada região, que integram o corpo executivo da instituição. Por aqui, nada de instituições privadas no BC!

Além disso, o Federal Reserve tem os seus títulos em uma instituição separada, o FOMC (Federal Open Market Committee, ou Comitê de Mercado Aberto). O FOMC atua na compra e venda de títulos do governo e também exerce a política monetária nos Estados Unidos.

Por fim, vamos para a diferença mais importante: a independência. O modelo americano pressupõe total independência política do governo ao conduzir a política monetária, mantendo os preços estáveis e o nível de emprego. O governo não tem qualquer influência sobre as decisões do Fed.

Já por aqui, ainda estamos engatinhando. O Bacen sempre esteve vinculado ao Ministério da Economia, o que já levou a críticas de interferência. Na tentativa de mudar isso e blindar a autoridade monetária brasileira, foi sancionada, em fevereiro, uma lei que dá mais autonomia ao Banco Central.

Sede do Bacen em Brasília. São 21 andares acima da plataforma arborizada, e 6 andares abaixo. É o maior prédio do Plano Piloto da capital federal. Foto: Instagram @bancocentraldobrasil A principal novidade é a adoção de mandatos de quatro anos para o presidente e diretores do Bacen. Esses mandatos vão acontecer em ciclos não coincidentes com a gestão do presidente da República, se assemelhando ao modelo americano.

Essa medida tem por objetivo, além de dar autonomia e independência, incentivar que a instituição pense mais a longo prazo, como já acontece nos Estados Unidos.